Seguidores

20 de nov de 2014

2

"Portugal e Espanha com as Vovós."

PLANEJAMENTO

  Uma inesquecível viagem que começou a ser planejada com dois anos de antecedência, tínhamos o sonho de levar as avós do nosso filho para uma viagem que marcasse nossas vidas e de               fato marcou. Imaginem três gerações com um único objetivo: divertir-se! Além da diversão teve também muita aventura, muita neve na estrada, subidas de escadarias gigantescas de castelos dos sonhos e por aí vai....
                                                                 ROTEIRO:


O roteiro começa com a primeira parada em Portugal, onde o tempo de viagem é menor do que para outros países europeus. Assim as avós não cansariam tanto nem estranhariam o idioma e a comida.
Dormimos uma noite em Lisboa(deixamos para conhecer a cidade na volta)e partimos no outro dia para Fátima(veja o post), onde visitamos o Santuário e aproveitamos para rezar para que tudo corresse bem em nossa viagem. Na sequencia seguimos para o Porto(dormimos duas noites) e depois seguimos para Salamanca(Contarei no próximo post). 


Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre - RS


APRESENTAÇÃO:

Vou apresentar a família para quem não conhece:

* Eu Solange,meu marido Alexandre e meu filho Alex.
* Vó Hélia - Nesta viagem ela estava com 78 anos e adora viajar.                                             
(na foto acima de camisa verde clara com bolsa marrom)                                     

* Vó Olga - Quando viajamos ela estava com 71 anos,esta sempre pronta para conhecer novos lugares.
(na foto acima de camisa com listas vermelhas, calça preta e cabelo preto).           

CONTAR O SEGREDO:

Voltando para o começo....eu queria ter avisado as avós encima da hora para ser uma surpresa,
mas seis meses antes da viagem não foi possível guardar segredo, precisávamos marcar as passagens, hotéis (deixamos alguns hotéis apenas reservados e não pagos, caso acontecesse algum imprevisto), alugar carro e ainda fazer todo o roteiro.
ORGANIZAÇÃO:
Vou começar falando de como fiz para não ter imprevistos(quase impossível tratando-se de duas idosas mais meu filho).
Lista das coisas que iria precisar levar para a viagem como levar lenço umedecido, remédios, passaporte, luvas, etc.                                                                                                  
SAÚDE:

Uma das primeiras coisas que eu providenciei foi um check up para as duas(vovó Olga e vovó  Hélia) para ter certeza de que a saúde delas estava boa.Sempre fazemos o seguro viagem para emergência.

Levei um kit-farmácia(gigante)com tudo....tudo mesmo!
Desde cotonete à anti-inflamatórios, além das receitas de alguns remédios controlados que elas faziam uso.
Podem achar que é exagero ou pensamento negativo, entretanto nunca me arrependi de ser precavida. Em vários momentos, constatei que se não tivesse feito desta forma poderíamos ter interrompido a viagem antes da hora como vocês mesmo poderão constatar durante meu relato.

                                                                 EMBARQUE
 
Saímos de Porto Alegre no Sul do Brasil em Janeiro de 2012  para uma conexão no Rio de Janeiro onde ficamos por um
tempo até embarcar para Lisboa.... 


     "As avós já dentro do avião rumo ao Rio de Janeiro(conexão)"

    "Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão - Rio de Janeiro
     
Eu que adoro o clima de aeroporto, circulei por toda parte tentando encontrar novidades e aproveitar a expectativa do embarque.(por isso não estou na foto).

     "Momento do embarque, muita alegria!

     "As avós dormindo,enquanto o sono não vem meu filho se distrai escutando música."

Carro que alugamos em Portugal.


Aeroporto Internacional da Portela Lisboa ou Aeroporto Lisboa

"Depois de várias horas viajando as avós não aparentavam nenhum cansaço, estavam melhor do que eu,prontas para a próxima etapa.



Preferimos alugar um carro. Retiramos em uma locadora no Aeroporto Lisboa.
Prático e econômico, pois tornou a viagem mais confortável evitando deslocamentos difíceis principalmente quando se está com duas vovós com mais de setenta anos de idade(alugamos antes da viagem).

Existem outros tipos de transporte que leva as pessoas do aeroporto para vários locais da cidade como o Aerobus chamado de autocarro, metrô ou táxi.
Táxi é a melhor opção você só paga €10 até o centro da cidade e ainda não precisa arrastar as malas até a estação. Se tiver com crianças ou pessoas idosas é muito pior.


                                                                                                           
Ficamos hospedados no hotel Mundial de Lisboa(quatro estrelas) no centro da cidade, a baixa Pombalina.
O hotel tem ótima localização e serviço de qualidade, o preço da diária não estava caro pois estávamos na baixa temporada....recomendo!

Para comemorar o primeiro dia da viagem jantamos no excelente restaurante Varanda de Lisboa que fica no 8º andar do hotel com uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa e o histórico castelo de São Jorge como cenário.

Quando viajamos não saímos para jantar todas as noites, por vários motivos, cansaço de ter caminhado o dia inteiro, muito frio, é mais caro, chuva, e se estiver dirigindo por exemplo, nem um vinhozinho se pode tomar, ou seja, motivos não faltam!

Para nos prevenir vamos ao supermercado ou em alguma loja de departamentos como por exemplo "El Corte Inglês"onde sempre têm um espaço gourmet.
É o paraíso da gastronomia! Vários produtos do mundo em um só lugar...que maravilha!


Depois de fazer as compras gastronômicas é só aproveitar!
Primeira janta gourmet no quarto das avós e foi uma festa com direito a queijos, saladas, salmão defumado, atum, patês, pães e o vinho que não poderia faltar!
Tintim.... vamos brindar a vida!


Em um ambiente descontraído o café da manhã era servido no restaurante Jardim do Mundial localizado no 1º andar,ao longo de todo o dia você pode saborear pratos ligeiros da cozinha portuguesa e internacional.




Além de um maravilhoso café da manhã o restaurante tem vista para a Praça Martin Moniz de onde pode-se embarcar no elétrico número 28 e passear pela cidade...
Recomendo!(vou contar em outro post o nosso passeio de elétrico).
 "Visitando Lisboa(próximo post)
  
* Gostaria de esclarecer que não ganhei nada para escrever sobre o Hotel Mundial Lisboa, meu propósito é dar aos leitores informações que considero relevantes para ajudar em suas viagens.



      













2 comentários:

  1. Depois de ler o seu post do planejamento com as vovós,fiquei empolgada de levar minha mãe,ela nunca saiu do Brasil,qual seguro você fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geni,na época eu fiz o seguro viagem da Mondial,o banner esta na lateral direita do Blog e ja usei em outros destinos eu recomendo.

      Excluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel