Seguidores

3 de nov de 2014

10

Santos, uma cidade praiana com ares de interior!


 Eu tive o privilégio de morar em Santos no estado de São Paulo por doze anos onde meu filho
passou maior parte da sua infância, minha opinião neste post será como moradora e turista.
      Sempre que falo desta cidade sinto uma certa nostalgia, lembrar das longas caminhadas na orla de 7 km de extensão, passear entre flores, palmeiras, monumentos no maior jardim praiano do mundo (Guines Book) comprar peixe fresco no mercado na ponta da praia, tomar café no Museu do Café, passear de bonde elétrico no Centro Histórico e tudo isso em um só lugar!
 "Na maior parte do ano o mar da praia de Santos é calmo, dificilmente encontramos os famosos buracos que se tornam perigosos para as crianças, idosos ou para quem não sabe nadar. 
 
Na foto (acima) aparece o meu filho correndo da água para a areia, brincadeira que as crianças adoram. Os prédios tem grande destaque neste litoral, construções antigas misturam-se aos modernos e luxuosos edifícios.

      Eu sempre falo que os santistas têm o maior quintal do mundo, veja a imensidão deste litoral, lá no final fica a cidade de São Vicente(próximo post)e a Ilha Porchat(a esquerda na foto),de onde se tem uma vista espetacular de toda a cidade.

Também podemos avistar o morro de onde é comum visualizar os praticantes de parapente e asa delta, muito desses esportistas passam muito perto dos prédios, e tem-se, a sensação de que irão chocar-se contra um deles.
      Com todo este espaço para as crianças, não é necessário brinquedos caros, apenas criatividade.
O jardim da praia de Santos é Patrimônio Histórico.
      A praia de Santos possibilita a prática de várias atividades ao ar livre, o mar calmo incentiva os pimpolhos a surfar sem medo - as crianças adoram!
    Na ponta da praia está localizado o mercado com grande variedade de peixes e frutos do mar que chegam frescos dos barcos dos pescadores.
Também é caminho para quem quer atravessar de balsa para a famosa praia do Guarujá (próximo post).
Na alta temporada ou nos horários de muito movimento a fila da balsa pode ficar gigantesca e você precisa ter muita paciência para esperar a sua vez para entrar com seu carro ou moto. É comum ver os espertinhos tentando furar a fila, quando isto acontece os funcionários que controlam o fluxo de carros são avisados e o motorista é obrigado a voltar para o final da fila...muito justo!

     Momentos inesquecíveis!
Como não se apaixonar por Santos, esta foto diz tudo!
        
O modo mais pitoresco para conhecer o Centro Histórico de Santos é a bordo de um bonde elétrico  original, totalmente restaurado, além de ser uma viagem ao tempo é barato e as crianças se divertem.
Os motorneiros sempre muito simpáticos e com certo orgulho de fazerem parte da história, eles são da época em que os bondes eram os únicos meio de transporte público, dando um ar ainda mais real ao passeio.
Alex em outro momento e com outro maquinista da época.

      Na foto a minha mãe esta no bonde com o Alex, sempre que algum familiar nos visitava este   passeio sempre estava no roteiro.       

 São dois bondes um aberto e outro fechado, eu prefiro na versão aberto, tem-se a impressão de que podemos tocar os paredões dos antigos casarões ou que se esta caminhando pelas ruas da cidade antiga.

    Vocês perceberam que nas três fotos do bonde(acima),os motorneiros não eram os mesmos?
     Perdi a conta de quantas vezes eu levei o Alex para andar de bonde, mas não era só ele que   gostava, eu também me divertia muito!   
    
     Muita diversão!!
 
      Museu de Pesca de Santos.
        
      Localizado na ponta da praia o Museu de Pesca de Santos destaca-se pela exposição de uma baleia de 23 metros e lulas de 5 metros.

      O Museu conta com diversos tamanhos de tubarão, diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinho taxidermizados, coleção de areia de praia do Brasil e do Mundo.

Endereço: Bartolomeu de Gusmão,192- Ponta da Praia.
Telefone:(13) 3261-5995

 Horário: Aberto de quarta a domingo das 10h00 ás 16h00,inclusive feriados.
     
 Meu filho sempre queria ver o Leão-marinho do Aquário Municipal de Santos, cansei de contar quantas vezes eu levei ele no aquário....incansável!

O Aquário Municipal é um dos melhores do Brasil atualmente, conta com espécies raras da fauna marinha e amazônica uma variedade de tubarões, arraias e tartaruga. Um passeio imperdível de muita diversão e cultura.

 Endereço: Av: Bartolomeu de Gusmão, s/n - Ponta da Praia.                                                                 

Horário: aberto de terça á sexta-feira, das 9h ás 18h,e aos sábados, domingo e feriados das 9 ás 20hs.

 Vista da janela do apartamento onde morávamos no bairro Gonzaga.
      (Foto de cartão Postal)

O bonde, ainda puxado por tração animal, percorre a antiga Rua Direita, atualmente chamada de XV de Novembro, na cidade de Santos-SP.

 Região portuária de Santos(vista aérea de 1960.

          
                                                                    Dicas:

   
      *Distância de São Paulo á Santos é de 74 km, aproximadamente 1h e 13min.(sem fluxo intenso

      * As águas da praia de Santos ficam imprópria para banho na temporada alta(verão), é quando a cidade fica intransitável, devido a quantidade de turistas.

      * A cidade é muito tranquila durante o ano.

      * A temperatura no inverno é agradável e no verão faz muito calor.

    Se você conhece Santos ou ainda quer conhecer, deixe seu comentário logo abaixo:




10 comentários:

  1. Oi,gostei do seu post,eu achei a cidade muito cheia de turista e o trânsito também,qual a melhor época para visitar a cidade?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,a cidade mudou muito ao longo dos anos,muita gente foi morar em Santos mesmo trabalhando em outros lugares.A melhor época para visitar é de março á outubro,digamos que é baixa temporada.

      Excluir
  2. Olaa..
    Alugar uma casa ou apto na cidade é muito caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,em geral o aluguel em Santos é caro.Principalmente na alta temporada(verão). O bom é procurar com bastante antecedência e pelo menos uma quadra da praia.

      Excluir
  3. Meu sonho , desde criança, é morar em Santos.
    Nasci em 1963 e meus avós tinham apartamento na Praia de José Menino (Posto 1) e passava minhas férias de Julho e fim de ano todinhas em Santos!
    Tenho 52 anos e sou autônomo , solteiro e sem filhos. Pretendo vender meu apartamento aqui em São Paulo e comprar um de 2 dormitórios em Santos.
    Meus bairros preferidos são José Menino , Gonzaga e Boqueirão.
    Quem sabe eu ainda não realize meu sonho tão antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ricardo, morar em Santos é qualidade de vida. Tenho tantas lembranças boas que só tenho elogios.

      Ter morado em Santos despertou em mim e minha família, uma vontade de praticar ainda mais esportes,

      ter boa alimentação e bons amigos. Desejo que você realize o sonho de viver nesta linda cidade.


      Excluir
  4. Ola quero muito viver em santos preciso de um ap pra mim meu filho de 4 anos e minha sobrinha de 13 q não fique tão longe da praia mas q não seja tão caro por favor me ajude obrigada Rosa maria flordeliz_rmc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, os apartamentos com valores mais acessíveis ficam a pelo menos duas quadras da praia. A melhor época de procurar apartamento é na baixa temporada, pois terá mais ofertas. beijoos

      Excluir
  5. meu Ap.ja esta a venda em SP assim que vender vou me mudar para Santos agora não sei se compro ou Alugo ?

    ResponderExcluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel