Seguidores

7 de dez de 2014

0

" 10 Motivos para visitar Santos no litoral do estado de São Paulo. "



      Como mencionei em outros post morei 12 anos em Santos no litoral paulista, depois que mudei para o Rio Grande do Sul tive a oportunidade de retornar várias vezes para visitar os amigos(a).Tenho a visão da cidade como moradora e turista, podendo assim identificar os pontos fortes e os fracos da cidade.

1º) Localização
    - Por estar apenas 1h 17 min (72,8 km/via BR-50) de São Paulo é um dos destinos mais procurados para veraneio, também é comum as pessoas fazerem um bate-volta principalmente quem pratica algum tipo de esporte aquático.

De: Santos - SP Para: São Paulo - SP

               Utilizando a Rodovia Anchieta desde São Paulo o percurso é reduzido em 5 km.

     São 9 os municípios que fazem parte da Região Metropolitana da Baixada Santista e o principal deles é Santos.

Mapa da Região Metropolitana da Baixada Santista

    
2º)Infraestrura:
    Santos tem excelente infraestrura para receber os milhares de visitantes. O número de hotéis, pousadas, flats aumentam a cada ano podendo assim acomodar maior quantidade de turistas sem perder a qualidade.

3º)Trânsito:
    Com o aumento de automóveis circulando na cidade, ficou difícil encontrar um local para estacionar ou mesmo transitar de carro pelas ruas.

     Por outro lado deixe seu carro em casa ou no hotel, aproveite que a cidade é plana caminhe e descubra as maravilhas que Santos pode lhe proporcionar.

4º)Transporte:
      Com significativa quantidade de transporte público fica fácil chegar ao seu destino.

Os bicicletários espalhados pela cidade facilitam alugar uma bike.

 Rodoviária:
Várias empresas operam na Rodoviária de Santos, levando os passageiros aos mais variados destinos.
São efetuadas aproximadamente 300 partidas por dia e embarcam a média de 4.500 passageiros por dia. Há rampa para portadores de necessidades especiais em cadeiras de rodas, 15 plataformas cobertas e 7 para desembarque.
http://www.cetsantos.com.br/transportes/estacao_rodoviaria.htm

5º)Segurança:

    Ao chegar em Santos o que mais chamou a atenção foi a quantidade de policiais nas ruas, avenidas e até mesmo nas areias da praia, como mostra as fotos.
     Com vários tipos de transporte ou até mesmo a pé, eles monitoram toda a cidade dando mais segurança para moradores e turistas circularem sem medo.

   
  Outra coisa que observei desde quando eu morava na cidade foi a diminuição de moradores de rua. Tudo isto graças ao trabalho constante da guarda municipal, polícia militar que aborda estes indivíduos todos os dias e os levam a abrigos cedidos pela prefeitura... isto que eu chamo de cidade do futuro!
O Programa de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua atua com plantão social, atendimento psicológico, alimentação, pernoite, higienização etc. Providencia também a regularização de documentação civil e encaminhamento para os serviços do município ou de outras localidades. O cidadão que recusar, passa a ser ocorrência policial.
    Paeja servida no restaurante "Vista ao Mar" na avenida da praia.

    9º) Cultura:                
                                                                                                                               
     
     Santos respira cultura e incentiva o cidadão até mesmo na praia (canal 4), como está Gibiteca aberta ao público, cuja leitura de qualquer exemplar é grátis.
      A cidade conta com várias salas de cinema, teatro, exposições, música, literatura, oficinas, bibliotecas, feiras de artes, leia Santos, barca da cultura. Conta com Três teatros, são eles: "Teatro Brás Cubas, Teatro Guarani, Teatro Coliseu este último foi totalmente restaurado, levou 10 anos e terminou em 2006.
 A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), mantém oito espaços para leitura, pesquisa, consulta e empréstimo de livros, em vários pontos da Cidade. Deste total, seis são as Bibliotecas.
http://www.compreingressos.com/teatros/75-Teatro-Coliseu

http://www.portal.santos.sp.gov.br/agendacultural/page.php?12

10º) Turismo:

     Neste bonde elétrico desativado funciona um centro de informação ao turista, onde pode-se ter      acesso a dicas de lugares turístico da cidade e como chegar.
       
   "Aquário de Santos(ponta da praia)".

  Lista de alguns lugares  que eu visitei e recomendo:

- Centro Histórico
- Bolsa do Café
-Museu do Rei Pelé
-Museu do surf
-Aquário municipal
- Museu Maritmo
-Museu de pesca

    Neste post escrevi apenas algumas das coisas que a cidade oferece para o visitante. Nos próximos post escreverei sobre cada lugar que visitei.

    Deixe o seu comentário no final do post, nos conte das suas experiências de viagens, mande alguma dica, é muito importante para outros leitores terem sugestões e assim despertar a vontade de viajar.









Comente você também!

Postar um comentário

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel