Seguidores

16 de dez de 2014

1

Lisboa,na fábrica dos deliciosos "Pastel de Belém".


 No início do século XIX, os clérigos vendiam para os visitantes uns docinhos feitos de ovos, que faziam muito sucesso. Com a revolução liberal de 1820, todos os mosteiros de Portugal foram fechado,numa tentativa de sobrevivência, um dos monges resolveu vender a receita do famoso pastelzinho, que se tornou uma das maiores especialidades da doceria portuguesa.
"Dizer que foi a Portugal e não comeu os deliciosos Pastéis de Belém é o mesmo que não ter ido a Portugal."

     Quando você entra no estabelecimento tem logo uma multidão disputando um lugar no balcão,eu sugiro entrar em um dos três salões espaçosos e decorados com azulejos azulados,escolha uma mesa e se delicie com este manjar dos deuses.


    Os pastéis chegam a mesa morninhos e crocante por fora(custa R$6,00)

   "Polvilhar com canela e açúcar acompanhado de um café pingado ou chá, é a combinação perfeita.Vou logo avisando é impossível comer só um,recomendo no mínimo dois por pessoa...irresitível um vício!

    A receita original é um segredo exclusivo da fábrica do "Pastel de Belém"dizem que a receita é passada adiante entre seus descendentes que assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento da qual se comprometem em não divulgar a receita.

Para os turistas curiosos(assim como eu)é possível acompanhar através de uma vitrine parte do processo de fabricação.



     Localizado bem pertinho do Mosteiro e de onde se sente o cheirinho dos pastéis.
   
    Rua de Belém,84,Lisboa,Portugal
     www.pasteisdebelem.pt



São muitas as docerias e padarias espalhadas pela cidade que vendem os pastéis com receita diferente e são chamados de pastel de nata,provei alguns,mas não tem comparação com o legítimo. 



     Depois de saborear muitos pastéis fomos para o ponto de ônibus não fosse a chuva o ideal era ter ido caminhando até o hotel...ajuda na digestão!

O Alex gostou de sentar na frente do ônibus e apreciar a paisagem até o hotel.

Um comentário:

  1. Ler o seu Blog é um banho de cultura e ao mesmo tempo divertido,leio sempre!

    ResponderExcluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel