Seguidores

23 de mai de 2015

2

Brasília - DF: passeio de três dias!


                              
 Visitar Brasília no Distrito Federal é vivenciar e entender a história política e econômica do Brasil. Mas a cidade oferece muito mais, com grandes avenidas, monumentos, Palácios, um verdadeiro museu céu aberto. Com tantas opções de passeio, selecionei alguns que visitei e os que não tive tempo de conhecer, mas que indico a visita.
Idealizada pelo Presidente Juscelino Kubistchek. e projetada pelo magnífico arquiteto Niemayer, Brasília encanta aos que a visitam pela primeira vez. Ao contrário do que eu imaginava, ao longo das avenidas ou entre elas, existe jardins com lindas árvores, grama verdinha e chafariz embelezando ainda mais as praças. O mapa abaixo nos mostra uma visão geral de como foi projetada Brasília favorecendo o turismo na cidade.


                                    
                                                                                     
[Torre de TV]
Com 230 metros de altura, sendo que o mirante esta á 75 metros do solo com vista privilegiada da cidade, ideal para tirar belas fotos. O acesso para subir e descer da torre é através de um elevador que em alguns dias tem grandes filas, paciência é a dica (sem custo).


Eixo Monumental
A torre faz parte da infância e da historia dos brasilienses. Com uma vista privilegiada da cidade, o local é ideal para tirar belas fotos e levar lembranças de Brasília para quem for de outra cidade. As fontes de água e o gramadão são atrativos a mais no passeio. Tem dias q a fila pra subir na torre ficam mto grandes, é bom ir com disposição
Vista do mirante da Torre de TV


Vista do mirante da Torre de TV para a tradicional feira de artesanato e ao fundo da foto o Estádio Nacional Mané Garrincha.                                                                                                           


Os parques e as lindas fontes da cidade são outro atrativo, nos fins de semana eles ficam lotados de pessoas fazendo longas caminhadas, crianças brincando, enquanto outros encontram os amigos para um bate-papo. A cidade conta com longas ciclovias, sendo possível alugar as bicicletas em um ponto e entregar em outro.

 

[Palácio do Congresso Nacional]

Sede do Poder Legislativo Federal, projetada em 1958 por Oscar Niemeyer, destaca-se pela cúpula invertida sobre o plenário da Câmara dos Deputados e a cúpula sobre o plenário da Câmara. As torres são as mais altas do Plano Piloto. A visita guiada no Palácio tem duração de aproximadamente uma hora, tempo suficiente para conhecer tudo. Na entrada são distribuídos cartões postais para serem enviados (sem custo) para o Brasil e o mundo.



 A Catedral projetada por Oscar Niemayer e foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Uma verdadeira obra e arte.
O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

O Palácio da Justiça projetado por Oscar Niemayer não esta aberto para visitação, mas a sua bela fachada com cascatas e espelho d`agua revelam lindas fotos. 
  
                                                                  [Palácio do Planalto]     
 
Projetada por Oscar Niemayer, sede da Presidência da República. O Prédio encanta pela beleza das colunas e pureza de suas linhas. A rampa de acesso ao prédio sobre o espelho d`agua completam a harmonia da construção.

Supremo Tribunal Federa
 
 [Os dois Candangos]

 
    Arquitetura de Oscar Niemayer, foi construído para homenagear os heróis da pátria, sua forma é identificada com uma pomba, simboliza a liberdade.

No nível superior, situa-se um grande salão e no piso inferior um auditório. Tiradentes(1746?-1792) e Tancredo Neves (1910-1985) primeiro civil eleito presidente desde 1960) são homenageado como contribuíntes para a liberdade e democracia. Um rico acervo de livros, anotações, cartas, vídeos, todos bem conservados. Entrada franca.
                                         
                                        [A Pira da Pátria integra o conjunto arquitetônico do Panteão]

Os prédios da Esplanada dos Ministérios estão enfileirados ao longo do Eixo Monumental.

[Palácio da Alvorada (O nome remete à "Alvorada de uma nova era"]
    Projetada em 1956 por Oscar Niemeyer para ser a residência presidencial.  Possui uma capela com obras de Athos Bulcão (1918-2008). As visitas são realizadas somente ás quarta feira com limite de visitantes, no turno da manhã são distribuídas senhas para a tarde fazer o tour. Portanto chegar cedo é importante para não perder o passeio. A caminho do Palácio da Alvorada ainda é possível ver o cerrado, vegetação típica do estado.
                                                                [Ponte Juscelino Kubitschek] 

                                                                      [ Memorial JK]

     Aberto de terça á domingo, apenas R$10,00 o Memorial JK é rico em detalhes. Recomendo reservar um tempo para sentar e assistir o filme que mostra a vida política de Juscelino Kubitscheck, Presidente do Brasil e idealizador da  construção de Brasília.
                                                             [Museu Indigena]
     O museu Indigena esta localizado em frente ao Memorial JK.

     
Árvores com nome indígena próximas ao museu indígena, embelezam a paisagem.
     [Santuário Dom Bosco]
    Imensas colunas sustentam os vitrais Murano do Santuário, com várias tonalidades de azul tem-se a sensação de um céu estrelado transmitindo muita paz. O requintado lustre central tem 7.400 peças de vidro Murano. Visita imperdível.

      Reserve seu hotel em Brasília
    Os hotéis em Brasília estão  localizados na Asa Sul e Asa Norte. Ficamos hospedados nos hotéis da parte da  Asa Norte, poucos metros do Shopping Brasília.
     
O ônibus turístico é uma boa opção para quem tem pouco tempo ou prefere conhecer somente os principais pontos. Custa R$50,00 por pessoa em um passeio de duas horas, com paradas de 10 minutos em alguns locais. O ponto de embarque e a compra do ticket fica no Shopping Brasília localizado na região central da capital próximo ao Setor Hoteleiro Norte. Devido ao baixo fluxo de pessoas o circuito não é igual ao da Europa, que podemos descer para visitação e embarcar no próximo ônibus, limitando conhecer melhor os lugares.  



- Dica:
Alguns hotéis tem serviço de van que inclui conhecer os principais pontos turísticos e passeio de barco pelo Lago Paranoá. Duração de três horas e o valor depende de cada hotel.
Os principais pontos turísticos de Brasília ficam no Eixo Monumental, embora sejam dezesseis quilômetros de extenção, é possível passear a pé até alguns trechos. A bicicleta é outra excelente opção, em dias muito quentes a dica é optar por transportes como ônibus, carro ou táxi este último têm o preço acessível e vários por toda á cidade.
 
Você também pode gostar:                                                                       
Catedral de Brasília e Santuário Dom Bosco.                             
                                                                        









 
 

 
 

2 comentários:

  1. Sou a Fernanda de Brasilia,
    É muito bom ler coisas lindas sobre a nossa cidade natal, aos olhos de uma pessoa tão sensível e professional como você. Fiquei orgulhosa da minha cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, é muito bom saber que você gostou do post sobre a sua cidade natal. Muitas vezes precisamos ver com outros olhos e nos encantar novamente. Continue nos acompanhando e obrigada pela visita aqui no blog.

    ResponderExcluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel