Seguidores

25 de mai de 2015

5

Catedral de Brasília e o Santuário Dom Bosco são duas das sete maravilhas de Brasília.

 
A Catedral de Brasília (obra de Oscar Niemayer)e o Santuário Dom Bosco (projetada pelo arquiteto Alvimar Moreira) são obras que surpreendem pelo contraste do exterior com o seu interior. Os vitrais entre colunas de concreto transmitem leveza ao ambiente e que permitem ao visitante momentos de reflexão.
 
 
Catedral de Brasília 
 
 
Projetada em 1956 por Oscar Niemeyer para ser a residência presidencial.  Possui uma capela com obras de Athos Bulcão (1918-2008). As visitas são realizadas somente ás quarta feira com limite de visitantes, no turno da manhã são distribuídas senhas para a tarde fazer o tour. Portanto chegar cedo é importante para não perder o passeio. A caminho do Palácio da Alvorada ainda é possível ver o cerrado, vegetação típica do estado.
 
A Catedral esta rodeada por um espelho d`agua com seus arcos apontando para o céu. O campanário com seus quatro sinos de tamanhos diferentes fazem parte do conjunto arquitetônico. 

 
      Aproveite a beleza da Catedral para sentar e relaxar. Repare nos arcos que se estendem até o teto que mesmo sendo de concreto transmitem leveza ao ambiente.
 
                                                    [  A Pietá da Catedral de Brasília]
A arquitetura da Catedral impressiona, mas não imaginava o que estaria por vir uma réplica de Pietá de Michelangelo. A original está exposta na Basílica de São Pedro em Roma. Foi copiada micro milimetricamente igual a original. Foi produzida pelo Vaticano, abençoada e autorizada pelo Papa. A semelhança e delicadeza nos lembraram obras que pudemos presenciar nos melhores museus da Europa.

 
                            [Estátua de Dom Bosco e imagem de Nossa Senhora Aparecida]
 
          Por traz do altar principal encontra-se outra capela.
 
       A capela revestida de mármore negro, deixa o ambiente propício a orações e momentos de recolhimento. Destaca-se o negativo da foto do Santo Sudário de Turim na Itália em tamanho natural. (Na parede atrás do altar).

Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12 , Brasília-DF

 
Santuário Dom Bosco
 
O Santuário Dom Bosco foi projetado pelo arquiteto Alvimar Moreira em homenagem ao Padroeiro da cidade São João Belchior Bosco. 
 
São oitenta colunas de dezesseis metros (cada uma), entre elas os vitrais de diferentes tonalidades de cor azul. De dia os vitrais filtram a luz do sol nos dando a impressão de um céu estrelado. A noite o lustre de 3,5 m de altura e 5 m de diâmetro é a única iluminação.  
 
         O exterior do prédio mais parece um bloco de concreto e contrasta com a luz e leveza do seu interior.

 Sugiro ir com tempo ao Santuário onde se pode descobrir detalhes como o reflexo no piso do suntuoso lustre e a simplicidade da cruz de madeira esculpida em um só tronco de árvore.
 Estátua de Dom Bosco e Nossa Senhora auxiliadora. As cores róseo-azul celeste refletem no mármore branco das estátuas, deixando o ambiente celestial.
 
 
           
          Sobre a Pia Batismal uma estrutura em forma de pirâmide representando o Rio Jordão. O quadro em bronze na lateral é obra de Gianfrancesco Cerri.

      As portas produzidas em bronze e ferro com ilustrações, representam a vida de Dom Bosco.


 
 
        Endereço: SEPS 702, bloco B, Asa Sul
 
-Leia também:
 Brasília-DF: Passeio de três dias.                                                                                           
 
 

5 comentários:

  1. Uma das minhas preferidas, o lugar convida para oração. Não sou muito de ir na missa, mas conhecer as igrejas me faz bem,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Joel, a Catedral é maravilhosa mesmo e obrigada por dia visita aqui no blog.

      Excluir
  2. O santuário Dom Bosco é uma obra de Carlos Alberto Naves,somente o lustre é de Alcimar Moreira.

    ResponderExcluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel