No segundo dia do ano novo de 2015, saímos de Zurique (Suíça) bem cedo rumo a Colmar (França) de carro (150 km via A3 e A35) Para quem prefere alugar carro a viajar de trem é muito importante pegar a estrada ainda com dia claro, visto que o inverno na Europa os dias são curtos.
Dirigir em estradas desconhecidas, com neve ou chuva, pode tornar-se perigoso. Alternativa seria ir de Zurique/França/Strasbourg de trem, alugar um carro assim que chegar para conhecer a região (reserve com antecedência).
Muito curioso, saindo de Zurique ao lado da estrada havia hortas com diferentes tipos de plantações.
COLMAR
Considerada a capital dos vinhos na região da Alsace é pequena e fácil de ser visitada. A encantadora Colmar é banhada pelo rio Lauch que cruza a cidade pelos seus canais conhecidos como Petit Venise (pequena Veneza).
Nas margens dos canais podemos encontrar muitos restaurantes que no inverno ficam cobertos e protegidos do frio e no verão transforman-se em charmosas varandas abertas.
Os passeios de barco pelos canais duram cerca de 30 minutos, aproveite para relaxar e apreciar as casa de enxaimel com lindas flores deixando um cenário de verdadeiro cartão postal.
Ao longo da Gran Rue há uma grande concentração de restaurantes, lojas, banco e tabacaria.
Gran Rue
Fontaine Roesselmann (1888)Tradição: após o encerramento das festas natalinas, são cortados galhos das árvores de Natal e distribuídas para as pessoas (na foto galhos espalhados pelo chão). Esta tradição acontece em outras idades da Europa como Colonia na Alemanha onde peguei o meu galho e guardo até hoje.
O Marché Couvert (Mercado Coberto) esta localizado na Rue des Tenneurs com a Rue des Écoles.
Mercado público de Colmar
O Marché Couvert tem grande variedade de produtos locais e de outros lugares do mundo, podendo até degustar, um paraíso gastronômico.
Antiga Casa da Guarda.
Localizado na praça da Catedral um charmoso edifício rosa claro em estilo renascentista abrigava a Casa da Guarda. Decorado com esculturas de cabeças, igual a outras construções de Colmar.
Colmar á noite...
A criatividade da fachada dos restaurantes impressiona....
Na foto ao fundo encontra-se outra jóia arquitetônica, a casa onde nasceu(1771) o General Rapp, que participou da primeira guerra da Revolução e lutou na Batalha de Austerlitz.
Marche de Noel de Colmar - Place I`Áncienne Douane.
As feiras de Natal da Europa tem dias diferentes uma das outras para terminar. Quando chegamos em Colmar no segundo dia do ano, a cidade estava decorada com enfeites natalinos e na Place I`Ancienne Douane uma enorme árvore branca com bolas brilhantes indicava que alí era a concentração da feira de Natal, mas havia encerrado.
Catedral de Colmar.
ONDE COMER EM COLMAR:
Em Colmar existe uma variedade de restaurantes e pedimos indicação no hotel em que estávamos hospedados apesar de evitarmos esta prática, mas desta vez valeu fugirmos a regra. Fomos conhecer o Koifhus Winstub. Ambiente acolhedor e familiar.
O que pedimos: MENU À € 25,00 + 10%.
Entrada: Salade du gourmet
(magret fumé, foie grás,raisins,noix,pommes, salade verte)
Muito bom!
Segundo prato: Baeckeoffe aux 3 viandes.
Comentário: Servido em uma caçarola, este consome tem como ingrediente batatas, cenoura, pimenta, carne e especiarias sendo o aroma e o gosto uma delícia.
Sobremessa: Délice aux 3 chocolats
Endereço: 2 Palace de I`Ancienne Douanne, 68000 - Colmar/França
Para encontrar hotel em Colmar, indico o Booking. com
Ficamos hospedados no hotel Íbis Styles Colmar Centro. O hotel esta situado numa antiga cervejaria do século XVIII no centro histórico. Bom hotel e excelente localização.
- Os majestosos Castelos do Loire
Comente você também!
Postar um comentário