Seguidores

30 de abr de 2016

0

Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana - RJ



 Os três dias que tínhamos para passear no Rio de Janeiro não foram suficientes para visitar tudo o que havíamos programado. Quando chegamos, percebi que seria necessário refazer o roteiro.
Um pouco frustrante, mas sem dramas, afinal eu estava na cidade maravilhosa e agora Cidade Olímpica 2016.
Em nossas viagens temos o hábito de conhecer algum museu do local. Por quê? Nos museus conhecemos a história do lugar, sua cultura e crenças.
No Rio de Janeiro não foi diferente e fomos conhecer o Museu histórico do Exército e Forte de Copacabana.
Iniciamos nosso passeio pelo Forte de Copacabana, da qual surpreende pela sua conservação e beleza. Ao entrar pelo pórtico, passamos por uma rua estreita de pedras.
A direita de quem entra no Forte havia uma pequena calçada, um jardim com vários canhões permanentemente me exibição. O muro que separa a fortificação das águas do mar é baixo o suficiente para podermos apreciar a magnífica vista da praia de Copacabana e o Pão de açúcar. Ambos cartão postal da cidade.


A construção do Forte de Copacabana iniciou em 1908. Tendo como missão  fortalecer o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e seu porto, sua principal função era impedir que navios inimigos se aproximassem da Baía de Guanabara.

Vista para a praia de Copacabana - RJ




Depois de conhecer como funcionava o Forte na parte interna, subimos para a parte externa onde ficam os canhões de longa distância.

A sensação era de que estávamos prontos para uma batalha e defender a entrada da Baía de Guanabara. Tamanha é a imponência daquela construção.

A última vez que tive esta mesma sensação, foi quando visitamos a praia de Omaha na Normandia.


Antes de ir embora, pare em um dos cafés que oferecem diversos quitutes e bebidas bem gelada. Aproveite e sente-se em uma das diversas cadeiras expostas em frente ao mar, contemple a paisagem e deixe o tempo passar.
A famosa confeitaria Colombo também esta entre os estabelecimentos dentro do Forte. Além dos deliciosos doces e salgados, também oferece almoço.


DICAS:
- Não escrevi sobre o Museu Histórico do Exército, porque não tínhamos muito tempo para conhecer. Por isso, quando for visitar o Forte reserve pelo menos de três a quatro horas. Vale a pena!
- Mesmo no inverno os dias podem ser bem quentes, use roupas e calçados confortáveis e leves.
- Os preços dos lanches e almoço não são baratos. Portanto pesquise o cardápio e veja se esta de acordo com o seu bolso. Afinal, é comum exagerarmos os gastos nas viagens e o custo disso pode lhe render uma boa dor de cabeça.
- Não há estacionamento e dependendo de onde você esta eu sugiro ir a pé, ônibus ou táxi.
 - Para visitas em grupo ou guias e mais informações veja no site oficial e clique aqui
Quanto custa:
- Crianças e idosos acima de 60 anos R$ 3,00
- Adultos: R$ 6,00
 Endereço:
Praça Coronel Eugênio Franco,1- Posto 6 - Copacabana, RJ
(localizado na ponta da praia de Copacabana e bairro de mesmo nome)
Telefone: (55 21) 2521-1032


  - As fotos deste post que foram tiradas do Forte de Copacabana tanto interno como na parte externa foram autorizadas pela pessoa responsável  que se encontrava naquele momento na entrada do mesmo.



 - 












Comente você também!

Postar um comentário

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel