![]() |
Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo no facebook "Viagens que Sonhamos."
São vários blogs de viagem com filhos (inclusive o
meu) que compartilham suas experiências de viagem e nos contam o que
seus filhos aprendem viajando.
Deixei no final deste post o nome dos blogs que estão
participando com seus respectivos link.
Muitos pais me perguntam:
- Porque levar os filhos nas viagens?
- Será que irão dormir bem em um lugar que não seja sua casa?
- Como irá se adaptar com a comida, o clima e o fuso horário?
- Será muito cansativo para meu filho caso for necessário fazer
alguma conexão?
- Meu filho é muito pequeno, ele vai esquecer-se dos lugares que
viajou?
São inúmeras perguntas...
![]() |
Museu do Louvre (França) |
E que em outro momento teria que esperar também, como por exemplo, a mamãe fazer compras. Esta parte nunca foi fácil convencer ele a ter paciência.
![]() |
Inglaterra |
Tudo é divertido!
Travessia Canal da Mancha (França / Inglaterra)
![]() |
Saboreando a salsicha alemã (em alemão bratwurst) e chucrute (em alemão Sauerkraut) na Feira de Natal na Áustria |
Mas, muito mais que divertimento, viajar pode ser uma aula de culinária, História, geografia, idiomas, arqueologia, religião, geologia, porém mais divertida de aprender. Nas viagens eles tem a oportunidade de conhecer lugares e Histórias que não estão disponíveis em sala de aula.
Além de, ficarmos todos juntos 24 horas nos divertindo, trocando idéias, passando por alguns perrengues e depois rir muito de tudo.
Será muito mais fácil entender como as coisas funcionam em outras culturas. Aprende que o respeito pelas diferenças é fundamental para viver em sociedade. Saberá que a comida típica de cada região pode ser estranha, as vezes pode gostar ou pelo menos saberá que gosto não se discute.
Aprendendo História com os brinquedos ( comprados nas viagens)
Da esquerda para a direita: Luís XIV, Rainha Elizabeth, Maria Antonieta e Henry VII (todos comprados nas lojas dos museus) |
França |
Amsterdam |
O convívio com pessoas de culturas diferentes irá lhe proporcional uma capacidade de adaptação e integração diferenciada.
Eu e meu marido tínhamos o sonho de proporcionar uma viagem para as avós( as duas são viúvas) junto com a gente. Mas tínhamos que programar muito bem, porque as duas já tinham uma idade que necessitava de alguns cuidados. O lugar escolhido foi Portugal e Espanha, pela facilidade que elas teria pelo idioma e alimentação.
Foi uma das melhores viagens que fizemos, nosso filho precisou se adaptar e dividir as atenções que antes eram somente para ele.
A experiência foi maravilhosa, fiquei muito orgulhosa de ver o Alexandre sendo cuidadoso com as avós. A todo momento preocupado com o bem estar delas. Precisou ter paciência, pois elas queriam que ele ficasse o tempo todo perto para explicar sobre os monumentos e comidas.
4 - As Passeadeiras
10 - Malas e Panelas
11 - Vem Pro Parque
12 - No Mundo com a Gente
13 - Trilhas e Cantos
14 - Gosto e Pronto
17 - Para a Disney e além
19 - Com Filhos por aí!
20 - Cuore Curioso
24 - Vida de Viajete:
32- Dicas da Rege
33 - Viajando em Família
34 - Pequenos pelo mundo
35 - Passeiorama
36. O Rei do Hotel
37. Vou Viajar
Com certeza, uma "viagem" independe da distância.
ResponderExcluirFeliz dia das mães!
beijão,
Fran @ViagensqueSonhamos
Toda viagem vale a pena com nosso filhos, né!
Excluirde certeza a cultura que aprendem na vivência e não nos livros nunca será esquecida....
ResponderExcluirSim, meu filho não esqueceu das viagens, ele lembra de detalhes que eu já esqueci,rsrs!
ExcluirAntes de tudo, que legal que você morou em Santos, adoro lá! Quantas fotos bacanas do seu filho, é tão bom ver como eles aproveitaram as viagens, os passeios que fizeram com a gente, né?
ResponderExcluirOi Guaciara, eu amo a cidade de Santos, sem exageros. Conheço cada canto daquele lugar. Sempre que posso volto para matar a saudade das minhas amigas. Adoro, ficar vendo as fotos do meu filho nas viagens, eles aproveitam muito mesmo.
ResponderExcluirFeliz dia das mães!
É muito legal ver que as viagens são legado e heranças valiosas que deixamos para nossos filhos. Amei os brinquedos comprados nas viagens!
ResponderExcluirBeijos
Oi Aline, foi muito bom levar meu filho desde pequeno para viajar e agora ver o resultado. É maravilhoso! O total dos soldados são mais de trezentos, uma verdadeira batalha.Bjs
ExcluirOi Solange,
ResponderExcluirEstamos com filhos da mesma idade...a minha também acabou de completar 17 anos.
E como eu contei, tudo o que passamos nas viagens juntos e o aprendizado e a experiência vai junto na bagagem com eles para o resto da vida!
Um abraço!
Marcia
Adorei saber que temos filhos da mesma idade. São aborrecentes mas são maravilhosos tb né! Paciência é a palavra chave. Eu estava lendo o seu post e me identifiquei muito.Fiquei muito contente em saber que mais pessoas pensam como eu e meu marido. Economizar para viajar e vale muito a pena, né!Bj
ExcluirQue show, minha filha está com a mesma idade do teu. Ainda viaja conosco, mesmo estando namorando há 3 anos. Nossas viagens curtas , temos sempre companhia do "genro", mais um filho rsrsr. Que bom ler um post de adolescente também . Abç. Su
ResponderExcluirViajar não significa necessariamente ir longe! É a mais pura verdade! Nem dá para acreditar que tu tens um filho desse tamanhão!
ResponderExcluirBjokas,
Claudia@pequenoviajante
É verdade Claudia, só percebo que meu filho esta um gurizão, quando vejo as fotos,kkkk. Quando leio os blogs de viagem com criança, bate uma saudade, snif!Bjs
ExcluirRealmente, o melhor de tudo é poder ficar com a família 24hrs, mesmo que entre uma hora e outra ocorra um perrengue! O importante é saber lidar todos juntos com a situação e rir de tudo depois! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirAté hoje quando lembro dos muitos perrengues que passamos, nem acredito que meu filho ficava sempre tranquilo. Alíás, até hoje ele é assim...
ExcluirBjs
Meus filhos também são grandinhos já Solange, mas gostaram de responder sobre esse tema, em entregaram umas listas pra ajudarem no post. Tudo que você comentou aqui também comentei no meu. E vamos continuar viajando com eles!!!
ResponderExcluirOi Cynara, Que bom saber que seus filhos tb são grandinhos, e eu tb adoro participar destes post, fico lembrando de quando o meu filho era pequeno e o quanto a gente tem que fazer uma boa programação. Mesmo assim os imprevistos sempre acontecem né!Bjs
ExcluirCurti muito o post, principalmente porque ele me deu uma visão do futuro. Minhas meninas têm 9 e 12, e ver teu filho já um rapaz, dando um retorno tão positivo do investimento feito nele com as viagens é de encher o coração de qualquer mãe de muita felicidade!
ResponderExcluirBjs!
Oi Simone, é verdade o meu filho nos traz muita felicidade. Esta semana ele foi convidado pela PUC de Porto Alegre, para explicar para os alunos junto com o coordenador de história sobre jogos de computador. Pois todos os jogos dele são baseados em algum fato histórico. Viajar com certeza é o melhor investimento! Bjs
ExcluirQue show saber que seu filho cresceu e continua curtindo viajar com vocês, espero que aqui seja assim também! Adorei saber que ele é nadador profissional, um gato! Parabéns pela linda família!
ResponderExcluirClaudia
@AsPasseadeiras
Oi Cláudia, com certeza as sua filhas que além de lindas são muito inteligentes. O Alexandre prefere viajar com a gente do que sozinho ou mesmo com a equipe de natação. Com certeza as viagens desde pequeno com a gente contribuíram para que ele ainda goste de viajar com a gente. Espero que continue assim, rs!
ExcluirA questão de viajar e conhecer mil coisas é do adulto, para as crianças, é isso mesmo, presença e diversão, não importa onde. O que importa é que quando estamos viajando estamos todos juntos!! Muito legal ler seu relato! :)
ResponderExcluirOi Maracy, isto mesmo, nunca me preocupei se nosso filho iria esquecer do que viu nas viagens. Sempre procurei que ele se divertisse e nós curtir o momento em família. Bjs
ExcluirAdorei a tese de que viajar não significa necessariamente ir muito longe. E aprender História com brinquedos é algo que nunca imaginei! Parabéns!
ResponderExcluirOi, aos poucos fomos percebendo em nosso filho o gosto pelos brinquedos vendidos nos castelos e ele adorava porque podia chegar da viagem e continuar brincando e inventando mil coisas... bjs
ExcluirSolange, com certeza as viagens ajudaram no gosto que teu filho tem por histórua, geografia. Viajar é uma aula!Só que em 3D. Abraços!
ResponderExcluirPatricia Tayão.
www.viajarhei.com
Com certeza Patrici, é maravilhoso aprender na pratica, bjs
ExcluirQue incentivo! Eu e meu marido somos professores (história e artes) e desde o ano passado colocamos os dois guris na programação. Esse ano será a primeira para fora do Brasil. Estou muito ansiosa, um tem 9 e o outro 13. Eu espero que eles amem a viagem, mas estou tão ansiosa e preocupada. Eu e meu marido já viajamos sozinhos mas não curtimos, agora eles vão sempre junto. Obrigada pelo Post 😍😍😍
ResponderExcluirQue incentivo! Eu e meu marido somos professores (história e artes) e desde o ano passado colocamos os dois guris na programação. Esse ano será a primeira para fora do Brasil. Estou muito ansiosa, um tem 9 e o outro 13. Eu espero que eles amem a viagem, mas estou tão ansiosa e preocupada. Eu e meu marido já viajamos sozinhos mas não curtimos, agora eles vão sempre junto. Obrigada pelo Post 😍😍😍
ResponderExcluirOlá Cintia, seus filhos irão amar a viagem.Imagine vivenciar a história, e ainda com seus filhos. Será uma viagem inesquecível. Quando voltar será um prazer contar aqui no blog um pouco da experiência de vocês e assim incentivar outras famílias a fazerem o mesmo.
ExcluirBoa viagem e aproveitem muito! Abraços
Muito legal saber que a gente aprende e ensina durante as viagens. Ótimo post! bjs
ResponderExcluirMuito legal mesmo, e as crianças nos ajudam a ver a mesma coisa de diferentes maneiras. Fico feliz que gostou do post, muito obrigada!! Bjs
Excluir