Podem reparar que as fotos são bem antigas, eu ainda não tinha uma boa máquina fotográfica ou porque o Alexandre já tem 17 anos - o tempo voa!
Desde quando nosso filho Alexandre nasceu, sempre foi nosso companheiro inseparável em todas as viagens. Mas quando iniciou o Ensino Fundamental, tudo mudou muito.
Desde quando nosso filho Alexandre nasceu, sempre foi nosso companheiro inseparável em todas as viagens. Mas quando iniciou o Ensino Fundamental, tudo mudou muito.
As viagens em família tinham que ser programada conforme as férias escolares e não mais com as nossas férias do trabalho
![]() |
O Castelo Warwick de arquitetura medieval esta situado em Warwick na Inglaterra |
Continuando...
Vou
contar como Foi nossa experiência com nosso filho desde o
Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Detalhe: O nosso filho Alexandre está
estudando para o vestibular, além de conciliar com os treinos de natação todos os dias. O melhor de
tudo é que continuamos viajando em família.
Aqui estão algumas dicas que testamos aos longos dos anos:
* Quando
as crianças iniciam o Ensino Fundamental, a melhor coisa a fazer é
incentivá-los a tirar boas notas nas provas desde o inicio do ano. Isto também
serve para os anos seguintes.
* Entregar
os trabalhos em dia, lição de casa (tema) e os exercícios feitos em sala de
aula são muito importante, pois são pontos a mais na hora de somar as
notas. E se sobrar bônus, será ainda melhor, pois deixará vocês muito tranquilos.
Meu filho ficava muito preocupado em tirar boas notas, mas não gostava nadinha quando precisava recuperar provas e trabalhos na volta das viagens - sabe aquela preguiça!
* Aproveite
os fim de semana e feriados para passeios mais curtos, enquanto seu filho não
precisa deles para ficar em casa estudando.
* Se
alguma viagem for programada antes das férias do seu filho começar e não ter
como ser diferente, combine com os professores para adiantar os trabalhos ou
até mesmo provas.
Algumas
escolas costumam ajudar, porque acreditam que as viagens são uma maneira das crianças e
adolescentes aprenderem fora da sala de aula.
Mas veja
bem, vai depender de cada escola, das notas do aluno e
se ele tem um comportamento exemplar.
* Tudo
precisa ser negociado com antecedência. Mas já aconteceu de avisarmos a direção
e professores praticamente encima da hora.
Foi em uma viagem de negócios do
meu marido, da qual eu e meu filho tínhamos a oportunidade de ir junto. Deu
tudo certo, mas acumulou provas e trabalhos.
* sabemos que viajar na baixa temporada os preços são bem mais atrativos para o nosso bolso. mas depois que inicia o ano letivo, não é tão fácil. Para terem uma ideia já passamos vários Natal na Europa, como? Programamos com muita antecedência (um ano).
Compramos nossas passagens com milhagem e usamos nossos bônus de hotel. Praticamente só gastamos com alimentação, algumas diárias e aluguel de carro.
Em 2014 fomos para Europa e visitamos: Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda e França. No Brasil: São Paulo, Santa Catarina e Curitiba.
Em 2015, visitamos Brasília, Curitiba, São Paulo, Espirito Santo.
Em 2016, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, São Paulo e Bahia.
Compramos nossas passagens com milhagem e usamos nossos bônus de hotel. Praticamente só gastamos com alimentação, algumas diárias e aluguel de carro.
Em 2014 fomos para Europa e visitamos: Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda e França. No Brasil: São Paulo, Santa Catarina e Curitiba.
Em 2015, visitamos Brasília, Curitiba, São Paulo, Espirito Santo.
Em 2016, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, São Paulo e Bahia.
Importante:
Devo esclarecer que não é tão fácil assim, muda muita coisa e nossa ajuda foi muito importante para apoiar nosso filho. Voltar de uma viagem longa e no outro dia ter que ir para a escola fazer prova, não é uma tarefa agradável para eles.
Leia também:
Para saber mais sobre este assunto use nas redes sociais a #viagesnEescola
16 - Andreza Dica e Indica
Oi Solange, é um verdadeiro malabarismo isso né? Este ano consegui encaixar em um período perfeito (pra minha filha mais velha que está no 5 ano) e para os pais aqui, aí veio a escola e alterou o cronograma de provas. Fiquei em pânico, ela iria perder todas as provas da 4 avaliação!!!
ResponderExcluirFui na escola, expliquei e eles foram super compreensivos (#muitoamor) e remarcaram todas as provas delas para uma semana depois que chegarmos, sem ter que pagar 2 chamada nem nada. Ufa!
Ano passado foram 22 dias longe dos livros, na volta ela teve 4 dias pra estudar para as provas da 4 avaliação e obteve nessas provas as melhores notas do ano: ou seja, depende realmente da criança, aqui confiamos na princesinha e enquanto for possível vamos viajar fora do período lotado de férias escolares.
Bjo!
Oi Trícia, eu imagino a tua correria quando remarcaram as provas. A gente entra em pânico né! É como eu digo, depende de muita coisa, mas quando a escola ajuda tudo fica mais tranquilo. Claro, com a ajuda dos pais facilita muito. E meu filho já tem 17 anos, mas devido aos treinos e competições de natação, ainda temos que dar um suporte, senão ele não aguenta tanta cobrança. Agora viajamos muito com ele para os campeonatos. Bjs
Excluiroi Solange!
ResponderExcluirPensamos de forma semelhante, ainda que meus dois filhotes estejam ainda no Fundamental 1.
Boas notas é inegociável aqui em casa. Desde que o ano começa, nós temos nossa política de "nota mínima" em casa. Faço a mesma coisa em relação à tarefas, trabalhos e ausências... somente em caso de emergência! =)
Bjo e obrigada pela sua visita lá no Diário de Viagem.
Adriana
Oi Adriana eu tinha esquecido que também tínhamos a política da nota mínima. Mas vale a pena né! Eles crescem sabendo das responsabilidades, que tem lazer e obrigações. Obrigada pela visita aqui no blog, bjs!
ExcluirSolange, meu filho ainda está com 7 anos, imagino que quando ele crescer vai ficar mais difícil faltar as aulas. Imagino quando o seu entrar na faculdade, vai ficar mais difícil ainda. Mas as viagens também são super importantes na vida de nossos pequenos, é um momento da família estar toda reunida.
ResponderExcluirOi Ana, nem me fale, acho que na faculdade ele não vai querer viajar com a gente com tanta frequência. Eles crescem e querem sua liberdade. Mas por enquanto vamos levando como dá! O mais legal é que temos a desculpa de viajar para ver ele nas competições de natação. Bjs
ExcluirOi Adriana eu tinha esquecido que também tínhamos a política da nota mínima. Mas vale a pena né! Eles crescem sabendo das responsabilidades, que tem lazer e obrigações. Obrigada pela visita aqui no blog, bjs!
ResponderExcluirVou ler mais aqui sobre esses Natais na Europa! Também quero ver os mercados! Tem posts?
ResponderExcluirFomos a Warwick com o Lipe pequeninho, que saudade!
Bjokas
Oi Claudia, tem post de Natal lá no blog, eu amo as feiras de Natal. Pode ter certeza que vocês irão amar. É tudo de bom...são momentos de muita magia. ´Porém não são como os Natais de Gramado aqui do Sul. Digamos que não é Disney! É mais animado nas cidades que tem as feiras de Natal. No inverno tudo fecha mais cedo, mas as feiras ficam até as nove horas da noite( depende do lugar).
ExcluirAlguns lugares tem patinação no gelo para crianças! O bom mesmo é você dar um pesquisada antes, para ver lugares que sejam legal para o Lipe também. As feiras são um ótimo lugar para comer super bem e pagar barato. Bjs
Solange,
ResponderExcluirAdorei ler dicas de uma mãe mais experiente.
E eu achando que depois do fim do ensino médio tudo voltava a ficar mais fácil kkkkkk
Beijão,
Oi Francine, no nosso caso, devido as competições do meu filho, tudo ficou mais difícil. Mas a escola sempre nos ajudou muito! Obrigada pela visita aqui no blog, bjs.
ExcluirOlá Solange! Muito legal saber que contigo sempre dá certo.. Nada como fazer tudo bem planejado... Bjs e sucesso
ResponderExcluirAcho que tudo bem planejado é mais difícil das coisas darem errado, mas claro que sempre pode acontecer algum imprevisto. Obrigado pela visita aqui no blog. Bjs
ExcluirSolange, estou vendo que quanto mais "tarde" nos estudos pior (rsrsrs). Vamos nos organizando e gostei muito de ler sua experiência. bjs
ResponderExcluirOlha, nem te preocupes com os outros anos, caso contrário você pode correr o risco de não curtir a fase escolar que também é muito legal. Além de você estar viajando e ficar pensando na volta para a escola. Beijos
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolá, bom ler que vcs tem um filho de 17 anos, vestibular a vista e não deixaram de viajar com ele...daqui a pouco nossa filha estará nesta fase e as vezes já me aperta o coração de imaginar que teremos de ir sem ela por causa dos estudos...
ResponderExcluirabraços e lindas viagens!!!!!!!!!!!!!!!!!
Regeane, meu filho já viaja sozinho com a equipe de natação. O que fazemos é viajar para assistir ele competindo. Aproveitamos uma pequena lua de mel. Mas confesso que sinto falta de ficar junto com nosso filho, sou mãe rudenta mesmo,kkkk. Beijos
ExcluirSolange, também procuro aproveitar os finais de semana para conhecer um pouco mais da nossa bela cidade (somos do Rio).Tem tanta coisa bacana para fazer pertinho de casa!
ResponderExcluirAbraços.
Patricia Tayão.
www.viajarhei.com
@viajarhei
Patrícia, morando no Rio de Janeiro as opções de passeio são muitas. Realmente não precisa ir muito longe. Gosto de me divertir com minha família não importa o lugar e a distancia. Obrigada por sua visita aqui no blog. Beijos
ExcluirMuito boas as dicas, principalmente por você já ter um filho adolescente, numa fase que demanda demais dedicação aos estudos!
ResponderExcluirOi Guaciara, realmente as coisas ficam mais complicadas para viajar quando nossos filhos são adolescentes, mas não é impossível. Mas para cada família é diferente e tem que deixar as coisas irem acontecendo, o mais legal é aproveitar cada fase dos nossos filhos. Beijos.
ExcluirTemos filho da mesma idade e pensamos muito parecido. O segredo para dar certo é uma boa conversa em família e com a escola antes de programar a viagem e a partir daí é curtir e na volta correr atrás :). E que venham outras viagens.
ResponderExcluirCynara, é isso mesmo, aproveitar as viagens com nossos filhos vale qualquer sacrífico. E que venha outras viagens. Beijos
ExcluirMinha filha tem 6 anos, ainda no 1º ano do fundamental I.
ResponderExcluirMuito bom ler relatos de quem já passou por isso (e sobreviveu!).
muito obrigada por compartilhar o planejamento de vcs. =*
Aline, muito bom saber que você gostou das dicas. Sim é possível sobreviver, planejamento e dialogar com nossos filhos, escola(responsáveis) é imprescindível para viajarmos tranquilos(ou quase). Beijos
ResponderExcluirOi Solange,
ResponderExcluirMeu mais velho tem 13, as viagens durante o período escolar estão cada vez mais raras... infelizmente, porque na alta temporada tudo é mais caro!!!
Morro de saudades do tempo que faltar aula não prejudica o rendimento!!!
beijos,
Pati
Oi Pati, é muito complicado viajar quando começa o ano letivo né! Também tenho saudade do tempo em que não tinha problema de faltar as aulas. Beijos
ExcluirViajar em época de escola nunca é fácil, não é? Mas que bom que essa blogagem está colocando vários pontos de vista. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirOi, a gente vai aprendendo na pratica todos os anos um pouco mais sobre este assunto e a troca de experiência ajuda muito.
ExcluirObrigado pela visita aqui no blog.