Seguidores

7 de mai de 2016

32

O que as crianças aprendem viajando

O que meu filho aprendeu viajando!
                                                                         



Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo no facebook "Viagens que Sonhamos."


São vários blogs de viagem com filhos (inclusive o meu) que compartilham suas experiências de viagem e nos contam o que seus filhos aprendem viajando.


Deixei no final deste post o nome dos blogs que estão participando com seus respectivos link.
Viajar não significa necessariamente ir muito longe. Para os filhos, sejam crianças ou adolescentes, o importante é a diversão. Para nós pais, o que importa é ver eles felizes, né!

 Muitos pais me perguntam:                                                         
 
 - Porque levar os filhos nas viagens?

 - Será que irão dormir bem em um lugar que não seja sua casa?

 - Como irá se adaptar com a comida, o clima e o fuso horário?

 -  Será muito cansativo para meu filho caso for necessário fazer alguma conexão?

 - Meu filho é muito pequeno, ele vai esquecer-se dos lugares que viajou?

São inúmeras perguntas...

Começo contando o que nosso filho que já esta com 17 anos e esta fazendo pré-vestibular. Foi complicado ele me contar o que aprendeu nas viagens. Esta idade não gosta de parar o que estão fazendo para escutar a mãe e não quer que eu coloque fotos de quando era pequeno.


  O que posso escrever são as coisas que percebi ao longo desses 17 anos, como por exemplo, a facilidade que meu filho tem de aprendizagem. O gosto pela leitura, principalmente História e Geografia.

Museu do Louvre (França)
     Inevitável escutar nossos filhos dizerem que estão cansados, e querer continuar o passeio no colo. Nunca foi problema para nós, era a oportunidade de explicar para nosso filho que iríamos esperar ele descansar um pouco para depois continuar a caminhada. 

E que em outro momento teria que esperar também, como por exemplo, a mamãe fazer compras. Esta parte nunca foi fácil convencer ele a ter paciência.
Inglaterra
Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
Tudo é divertido!
Travessia Canal da Mancha (França / Inglaterra)
Saboreando a salsicha alemã (em alemão bratwurst) e chucrute (em alemão Sauerkraut) na Feira de Natal na Áustria

Mas, muito mais que divertimento, viajar pode ser uma aula de culinária, História, geografia, idiomas, arqueologia, religião, geologia, porém mais divertida de aprender. Nas viagens eles tem a oportunidade de conhecer lugares e Histórias que não estão disponíveis em sala de aula.

Além de, ficarmos todos juntos 24 horas nos divertindo, trocando idéias, passando por alguns perrengues e depois rir muito de tudo.

 Será muito mais fácil entender como as coisas funcionam em outras culturas. Aprende que o respeito pelas diferenças é fundamental para viver em sociedade. Saberá que a comida típica de cada região pode ser estranha, as vezes pode gostar ou pelo menos saberá que gosto não se discute.

Aprendendo História com os brinquedos ( comprados nas viagens)

Da esquerda para a direita: Luís XIV, Rainha Elizabeth, Maria Antonieta e Henry VII (todos comprados nas lojas dos museus)  
França

Amsterdam
O convívio com pessoas de culturas diferentes irá lhe proporcional uma capacidade de adaptação e integração diferenciada.
                                                                    

Eu e meu marido tínhamos o sonho de proporcionar uma viagem para as avós( as duas são viúvas) junto com a gente. Mas tínhamos que programar muito bem, porque as duas já tinham uma idade que necessitava de alguns cuidados. O lugar escolhido foi Portugal e Espanha, pela facilidade que elas teria pelo idioma e alimentação.

Foi uma das melhores viagens que fizemos, nosso filho precisou se adaptar e dividir as atenções que antes eram somente para ele.

A experiência foi maravilhosa, fiquei muito orgulhosa de ver o Alexandre sendo cuidadoso com as avós. A todo momento preocupado com o bem estar delas. Precisou ter paciência, pois elas queriam que ele ficasse o tempo todo perto para explicar sobre os monumentos e comidas.
Interagir
Aprendeu na prática que para interagir com pessoas de idioma diferente ao nosso, é necessário falar pelo menos inglês. O melhor é começar o curso quando ainda são crianças, pois quando forem adolescentes fica muito mais fácil a comunicação. Geralmente a criança aprende mais rápido que o adulto.

  Física, Tecnologia, Arte...



Hoje nosso filho esta com 17 anos, ainda viaja com a gente, apaixonado por História e excelente estudante. - as viagens segundo ele, o ajudaram a entender que os desafios são algo a ser superado para que possam surgir novas oportunidades.

Nadador profissional, o Alexandre viaja muito para as competições e conhece novos lugares. Nós os pais corujas acompanhamos ele e aproveitamos para passear e namorar.
Quando ele esta de férias das aulas, aproveitamos para fazer viagens mais longas.

Como falei no inicio do post aqui esta a lista de blogs que estão participando da Blogagem Coletiva.

Tenho certeza que vocês irão gostar muito que cada filho leva de experiência de cada viagem.














32 comentários:

  1. Com certeza, uma "viagem" independe da distância.

    Feliz dia das mães!
    beijão,

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda viagem vale a pena com nosso filhos, né!

      Excluir
  2. de certeza a cultura que aprendem na vivência e não nos livros nunca será esquecida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu filho não esqueceu das viagens, ele lembra de detalhes que eu já esqueci,rsrs!

      Excluir
  3. Antes de tudo, que legal que você morou em Santos, adoro lá! Quantas fotos bacanas do seu filho, é tão bom ver como eles aproveitaram as viagens, os passeios que fizeram com a gente, né?

    ResponderExcluir
  4. Oi Guaciara, eu amo a cidade de Santos, sem exageros. Conheço cada canto daquele lugar. Sempre que posso volto para matar a saudade das minhas amigas. Adoro, ficar vendo as fotos do meu filho nas viagens, eles aproveitam muito mesmo.
    Feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  5. É muito legal ver que as viagens são legado e heranças valiosas que deixamos para nossos filhos. Amei os brinquedos comprados nas viagens!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, foi muito bom levar meu filho desde pequeno para viajar e agora ver o resultado. É maravilhoso! O total dos soldados são mais de trezentos, uma verdadeira batalha.Bjs

      Excluir
  6. Oi Solange,
    Estamos com filhos da mesma idade...a minha também acabou de completar 17 anos.
    E como eu contei, tudo o que passamos nas viagens juntos e o aprendizado e a experiência vai junto na bagagem com eles para o resto da vida!
    Um abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que temos filhos da mesma idade. São aborrecentes mas são maravilhosos tb né! Paciência é a palavra chave. Eu estava lendo o seu post e me identifiquei muito.Fiquei muito contente em saber que mais pessoas pensam como eu e meu marido. Economizar para viajar e vale muito a pena, né!Bj

      Excluir
  7. Que show, minha filha está com a mesma idade do teu. Ainda viaja conosco, mesmo estando namorando há 3 anos. Nossas viagens curtas , temos sempre companhia do "genro", mais um filho rsrsr. Que bom ler um post de adolescente também . Abç. Su

    ResponderExcluir
  8. Viajar não significa necessariamente ir longe! É a mais pura verdade! Nem dá para acreditar que tu tens um filho desse tamanhão!
    Bjokas,
    Claudia@pequenoviajante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Claudia, só percebo que meu filho esta um gurizão, quando vejo as fotos,kkkk. Quando leio os blogs de viagem com criança, bate uma saudade, snif!Bjs

      Excluir
  9. Realmente, o melhor de tudo é poder ficar com a família 24hrs, mesmo que entre uma hora e outra ocorra um perrengue! O importante é saber lidar todos juntos com a situação e rir de tudo depois! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje quando lembro dos muitos perrengues que passamos, nem acredito que meu filho ficava sempre tranquilo. Alíás, até hoje ele é assim...
      Bjs

      Excluir
  10. Meus filhos também são grandinhos já Solange, mas gostaram de responder sobre esse tema, em entregaram umas listas pra ajudarem no post. Tudo que você comentou aqui também comentei no meu. E vamos continuar viajando com eles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynara, Que bom saber que seus filhos tb são grandinhos, e eu tb adoro participar destes post, fico lembrando de quando o meu filho era pequeno e o quanto a gente tem que fazer uma boa programação. Mesmo assim os imprevistos sempre acontecem né!Bjs

      Excluir
  11. Curti muito o post, principalmente porque ele me deu uma visão do futuro. Minhas meninas têm 9 e 12, e ver teu filho já um rapaz, dando um retorno tão positivo do investimento feito nele com as viagens é de encher o coração de qualquer mãe de muita felicidade!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, é verdade o meu filho nos traz muita felicidade. Esta semana ele foi convidado pela PUC de Porto Alegre, para explicar para os alunos junto com o coordenador de história sobre jogos de computador. Pois todos os jogos dele são baseados em algum fato histórico. Viajar com certeza é o melhor investimento! Bjs

      Excluir
  12. Que show saber que seu filho cresceu e continua curtindo viajar com vocês, espero que aqui seja assim também! Adorei saber que ele é nadador profissional, um gato! Parabéns pela linda família!

    Claudia
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, com certeza as sua filhas que além de lindas são muito inteligentes. O Alexandre prefere viajar com a gente do que sozinho ou mesmo com a equipe de natação. Com certeza as viagens desde pequeno com a gente contribuíram para que ele ainda goste de viajar com a gente. Espero que continue assim, rs!

      Excluir
  13. A questão de viajar e conhecer mil coisas é do adulto, para as crianças, é isso mesmo, presença e diversão, não importa onde. O que importa é que quando estamos viajando estamos todos juntos!! Muito legal ler seu relato! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maracy, isto mesmo, nunca me preocupei se nosso filho iria esquecer do que viu nas viagens. Sempre procurei que ele se divertisse e nós curtir o momento em família. Bjs

      Excluir
  14. Adorei a tese de que viajar não significa necessariamente ir muito longe. E aprender História com brinquedos é algo que nunca imaginei! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aos poucos fomos percebendo em nosso filho o gosto pelos brinquedos vendidos nos castelos e ele adorava porque podia chegar da viagem e continuar brincando e inventando mil coisas... bjs

      Excluir
  15. Solange, com certeza as viagens ajudaram no gosto que teu filho tem por histórua, geografia. Viajar é uma aula!Só que em 3D. Abraços!
    Patricia Tayão.
    www.viajarhei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Patrici, é maravilhoso aprender na pratica, bjs

      Excluir
  16. Que incentivo! Eu e meu marido somos professores (história e artes) e desde o ano passado colocamos os dois guris na programação. Esse ano será a primeira para fora do Brasil. Estou muito ansiosa, um tem 9 e o outro 13. Eu espero que eles amem a viagem, mas estou tão ansiosa e preocupada. Eu e meu marido já viajamos sozinhos mas não curtimos, agora eles vão sempre junto. Obrigada pelo Post 😍😍😍

    ResponderExcluir
  17. Que incentivo! Eu e meu marido somos professores (história e artes) e desde o ano passado colocamos os dois guris na programação. Esse ano será a primeira para fora do Brasil. Estou muito ansiosa, um tem 9 e o outro 13. Eu espero que eles amem a viagem, mas estou tão ansiosa e preocupada. Eu e meu marido já viajamos sozinhos mas não curtimos, agora eles vão sempre junto. Obrigada pelo Post 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia, seus filhos irão amar a viagem.Imagine vivenciar a história, e ainda com seus filhos. Será uma viagem inesquecível. Quando voltar será um prazer contar aqui no blog um pouco da experiência de vocês e assim incentivar outras famílias a fazerem o mesmo.
      Boa viagem e aproveitem muito! Abraços

      Excluir
  18. Muito legal saber que a gente aprende e ensina durante as viagens. Ótimo post! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo, e as crianças nos ajudam a ver a mesma coisa de diferentes maneiras. Fico feliz que gostou do post, muito obrigada!! Bjs

      Excluir

Pesquise hotel para a sua próxima viagem:

Faça sua reserva de hotel